Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de março de 2012

Conseqüências do Intestino Preso- Constipação


A Constipação (prisão de ventre ou intestino preso) pode ter várias causas, dentre elas físicas, psicológicas (fatores emocionais que influenciam no bom funcionamento do nosso organismo), hábitos de alimentação e hábitos evacuatórios.

Nós devemos sempre obedecer a nossa vontade de evacuar! Deu vontade de ir ao banheiro? Vá imediatamente, independente do lugar onde esteja! E por que?

Quando adiamos a vontade de evacuar, nosso corpo absorve a água das fezes e estas vão ficando endurecidas, se já estava difícil de expelí-las, agora que você não obedeceu a ordem de evacuar, vai ficando cada vez mais difícil de eliminar os dejetos. Se isso se torna um hábito, a conseqüência além de mais constipação e desconforto pode ocasionar um aumento da região retal, pois o material fecal fica empedrado e depositado no reto, que é a porção bem próxima do ânus, onde as fezes ficam dando "sinal" de que precisam ser eliminadas e sendo acumuladas, vira um círculo vicioso, pois o organismo não consegue fabricar movimentos peristalticos tão potentes a ponto de eliminar uma quantidade grande de fezes e empedrada! Resultado?  Mais constipação... conseqüência ? Uso abusivo de laxantes... e a conseqüência disso é MAIS CONSTIPAÇÃO!!!


Por que tomar laxante de forma contínua causa mais prisão de ventre?

Porque o laxante faz o trabalho do intestino, ele produz artificialmente os movimentos peristálticos, que são movimentos naturais que o nosso intestino produz pra empurrar as fezes afim de serem eliminadas. O cérebro é inteligente, se tem alguém fazendo o trabalho dele, pra que produzir movimentos peristálticos? Resultado o cérebro manda parar de produz os movimentos, logo o intestino ficará preguiçoso, não produzirá mais os movimentos peristálticos e ocasionará uma dependência do medicamento.




Dicas para educar o seu intestino


Em jejum pela manhã beba 1 copo de água gelada (tem que ser gelada!!)
Após isso contraia o abdomên para dentro, como se "sugasse seu abdomen para as costas" e ao mesmo tempo solte o ar pela boca como se enchesse uma bexiga, faça isso rapidamente umas 20x.

Após o exercício, tente evacuar, sem fazer força... deixe naturalmente...



***POSICIONAMENTO CORRETO PARA URINAR E EVACUAR SEM FORÇA!


Coloque um calço (banco) de aproximadamente 20cm de altura e coloque os 2 pés em cima dele e evacue e urine com os cotovelos apoiados nas coxas. Este é o posicionamento correto para urinar e defecar com perfeição, sem deixar sobrar nos intestinos e restos de urina na bexiga, evitando assim as infecções urinárias e as constipações recorrentes.


QUANDO FAZEMOS FORÇA PARA EVACUAR, O QUE ACONTECE COM O PERÍNEO?

Pode acontecer:

     Enfraquecimento e estiramento muscular dos músculos do assoalho pélvico/períneo

Conseqüências:

Prolapso vesical ( bexiga caída), que pode ocasionar incontinência urinária
Prolapso retal, pode ocasionar incontinência fecal
Prolapso uterino, útero sai pra fora do lugar, podendo até sair pela vagina