Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Mulher não foi feita para pegar peso! Prolapsos...

O que são prolapsos?

Prolapso é basicamente algum órgão que sai do lugar. Por exemplo, prolapso vesical ou cistocele é a queda da bexiga, a famosa "bexiga caída", dependendo do caso é necessário a correção cirúrgica.




Fig - pelve normal, com cistocele e com  retocele


Prolapso do reto ou retocele é a saída do reto do seu lugar de origem. Prolapso uterino é a queda do útero, que muitas vezes pode ultrapassar o canal vaginal e ficar exposto a diversar bactérias e agressões do ambiente podendo até apresentar úlceras por pressão.

                                                   Fig de um prolapso uterino (lado esquerdo)


A mulher tem o períneo aberto, há duas cavidades, a vagina e o ânus ao contrário do homem que há somente o ânus como abertura, por essa razão, as mulheres sofrem mais com disfunções do períneo como incontinência urinária e fecal e prolapsos perineais como os supra citados. Só pelo fato da mulher ficar grávida, já é um fator de risco para futuras disfunções do períneo.

A mulher anatomicamente não foi feita para carregamento de pesos excessivos, e mesmo, os pesos mais leves exigem que ela contraia o períneo e respire de uma forma que contraia o músculo reto abdominal para poder preservar o seu períneo de lesões como os prolapsos.