Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de março de 2011

Incontinência Urinária Infantil

Incontinência Urinária Infantil



Distúrbios miccionais são comumente encontrados em crianças na prática urológica pediátrica. A incontinência urinária muitas vezes leva à diminuição da auto-estima, mas também pode causar lesão renal, quando a infecção urinária de repetição ou refluxo vesico-ureteral existe.(Khen-Dunlop et al, 2005)

Enurese
     Definição

Enurese noturna é a micção (ato de urinar) involuntária durante o sono, pelo menos duas vezes por semana, em crianças sem anomalias do trato urinário, ou sistema nervoso, em idade na qual o controle urinário habitualmente está presente. Considera-se que, a partir dos cinco anos de idade, a maioria das crianças saudáveis já adquiriu o controle da micção. (Sociedade Bras de Urologia- SBU-SP)

     Incidência

Aproximadamente 15% das crianças de cinco anos de idade apresentam perdas noturnas de urina. Aos 15 anos, cerca de 1% da população apresenta enurese. Essa porcentagem cai para 0,5% nos adultos normais. A enurese noturna é mais freqüente em meninos do que em meninas.

Apesar de ocorrer controle urinário espontâneo na maioria dos casos, quando isso não acontece até os 7 anos de idade, a enurese torna-se um problema para a socialização da criança. (Sociedade Bras de Urologia- SBU-SP)

NUNCA CULPE O SEU FILHO PORQUE ELE FEZ XIXI NA CAMA!  A criança não urina na cama porque quer ou tem preguiça de se levantar! Ela ainda não adquiriu o controle necessário para sentir a vontade de urinar e ir até o toalete eliminar a urina. É necessário procurar um urologista pediátrico para realizar exames afim de verificar qual é o nível de controle da micção. Certamente, esta será encaminhada para realizar o tratamento fisioterapêutico para adquirir o controle esfincteriano e assim evitar lesões renais por infecções de repetição e se tornar um adulto com uma bexiga normal e rins normais.


Existe posicionamento correto para urinar e evacuar! As crianças serão orientadas e avaliadas pelo fisioterapeuta. Procure o seu Fisioterapeuta !

3 comentários:

  1. meu filhourina a toda hora, tanto durante o dia quanto a noite, quase sempre mesmo indo ao banheiro por diversas vezes, fica com as calças molhada.ele já fez ultrassonografia das vias urinárias e deu tudo normal, já fez tratamento de quase 1 ano com remédios mas não melhorou. ele já está com 11 anos, e vive constrangido com esse problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com uma filha de 3 anos com esse mesmo problema, ela começou há aproximadamente 15 dias, levei ao pediatra e ele me pediu uns exames para começar a investigar. Quando eu receber voltarei para mostrar, conforme for, eu te aviso qualquer coisa, podemos ter algo em comum nos nossos filhos.

      Excluir
  2. Bom dia
    otimo assunto
    ajudou muito
    no meu trabalho escolar

    ResponderExcluir