Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Mulher não foi feita para pegar peso! Prolapsos...

O que são prolapsos?

Prolapso é basicamente algum órgão que sai do lugar. Por exemplo, prolapso vesical ou cistocele é a queda da bexiga, a famosa "bexiga caída", dependendo do caso é necessário a correção cirúrgica.




Fig - pelve normal, com cistocele e com  retocele


Prolapso do reto ou retocele é a saída do reto do seu lugar de origem. Prolapso uterino é a queda do útero, que muitas vezes pode ultrapassar o canal vaginal e ficar exposto a diversar bactérias e agressões do ambiente podendo até apresentar úlceras por pressão.

                                                   Fig de um prolapso uterino (lado esquerdo)


A mulher tem o períneo aberto, há duas cavidades, a vagina e o ânus ao contrário do homem que há somente o ânus como abertura, por essa razão, as mulheres sofrem mais com disfunções do períneo como incontinência urinária e fecal e prolapsos perineais como os supra citados. Só pelo fato da mulher ficar grávida, já é um fator de risco para futuras disfunções do períneo.

A mulher anatomicamente não foi feita para carregamento de pesos excessivos, e mesmo, os pesos mais leves exigem que ela contraia o períneo e respire de uma forma que contraia o músculo reto abdominal para poder preservar o seu períneo de lesões como os prolapsos.

14 comentários:

  1. Quando se diz "Peso excessivo" quantos (é claro, levando em consideração que possa não haver uma exatidão nos números) quilogramas você considera que uma mulher possa carregar? Se não for pedir muito, você pode passar os links desses dados? é porque estou pesquisando sobre isso e não tenho encontrado muitas coisas.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fabi td bem? Tem algumas pesquisas em relação a quantidade de peso que homens e mulheres aguentam carregar durante a jornada de trabalho, mas não em relação ao assoalho pélvico, porém, por conta da anatomia feminina já favorecer os prolapsos, devemos ter bastante cuidado ao pegar peso. Quando for pegar peso, sempre contraia o abdomen, levando o umbigo lá pras costas e contraia o períneo também. Podemos evitar muitos problemas com essas simples medidas.

    ResponderExcluir
  3. Eu peguei peso e estou com leve sangramento bem pouquinho será que foi devido ao peso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cintia,

      Normalmente, não ocorrem sangramentos por pegar peso, vc está grávida? Procure um ginecologista para avaliar esta questão.

      Excluir
  4. Olá meu nome é kallyne e a sinco dias exagerei pegando pesso ( levantei umas vintes vezes um balde desses de tinta do grande , só que estava com água)r de repente me deu uma dor insuportável q tipo minha barriga ficou uma bolinha dura e doendo mais depois passo, ficou só umas cólicasinha no dia seguinte a dor aumentou não tinha canti nem posição pra me dormi tive febre não aguentava pisar nem no chão, mais hoje segunda feira ainda sinto umas pontadas no pé da barriga e a barriga tá como se tivesse inchada e dura. ...to com muito medo pois tbm suspeito de gravidez. ..mais não ouve sangramento ....sera que foi i útero que deseu?

    ResponderExcluir
  5. Olá meu nome é kallyne e a sinco dias exagerei pegando pesso ( levantei umas vintes vezes um balde desses de tinta do grande , só que estava com água)r de repente me deu uma dor insuportável q tipo minha barriga ficou uma bolinha dura e doendo mais depois passo, ficou só umas cólicasinha no dia seguinte a dor aumentou não tinha canti nem posição pra me dormi tive febre não aguentava pisar nem no chão, mais hoje segunda feira ainda sinto umas pontadas no pé da barriga e a barriga tá como se tivesse inchada e dura. ...to com muito medo pois tbm suspeito de gravidez. ..mais não ouve sangramento ....sera que foi i útero que deseu?

    ResponderExcluir
  6. Olá meu nome é kallyne
    Olha na última quinta feira eu estive pegando pesso (na verdade exagerado) levantei mais ou menos umas vintes vezes balde de tinta do grande. ..dai me deu uma dor muito forte na qual minha barriga se formou uma bolinha e dura depois de muito tempo foi passando mais ainda tinha dor só que tipo cólica normal...mais isso no dia seguinte a dor aumentou tive febre e não tinha posição certa para ficar nem consegui pisar no chão depois as dores foi passando e ate hoje segunda feira e não estou sem por cento ainda sinto umas pontadas e minha barriga ta inchada e dura. ..o que será que pode ter sido? Me responde por favor. ..e obrigada

    ResponderExcluir
  7. Olá doutora. Tenho 17 anos e há três tive um cisto no ovário, mas graças à Deus, já estou curada. Coloquei nas costas um peso de aproximadamente setenta e poucos quilos, e estou com dores pélvicas e uma sensação de que algum órgão meu, dessa região (pélvica), saiu do lugar. E depois disso também fiquei sentindo uma ardência e uma queimação no estômago. Por favor, me ajude! O que eu faço ?

    ResponderExcluir
  8. Olá Dra. Lívia, a minha preocupação é em relação a acadêmia, estou aumentando gradativamente os pesos nas máquinas, e principalmemte no agachamento, tem algum problema?

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, agachamento com peso é proibido ou indicado para quem tem prolapso de utero?

    ResponderExcluir
  10. Olá, boa noite.
    Dei faxina na casa e peguei peso, mas agora estou sentindo dor na região pélvica, como se fosse cólica mas diferente. Dor enjoada e afeta as pernas. Oque pode ser?

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  11. Olá, boa noite.
    Dei faxina na casa e peguei peso, mas agora estou sentindo dor na região pélvica, como se fosse cólica mas diferente. Dor enjoada e afeta as pernas. Oque pode ser?

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  12. É Normal a Mulher ter sangramento inesperado sem qualquer risco de Gravidez, e sem ser bem antes msmo de ter relação sexual... E ainda sem ta no período menstrual?

    ResponderExcluir
  13. Dra.Lívia Alonso,boa noite ,eu tenho 43 anos ja peguei muito peso ainda pego eu nao sabia que fazia tanto mau,estou muito preocupada ,agora estou preocupada

    ResponderExcluir